domingo, 3 de outubro de 2010

Hacker X Cracker



  Vamos de inicio voltar um pouco no tempo e saber mais sobre como surgiu os primeiros Hackers.

 Os primeiros Hackers surgiram na decada de 70 eram estudandes de faculdades e cursos de Informática que simplesmentes queriam testar seus conhecimentos ou apenas alcançar o estrelato que era na época invandir um sistema sem causar nenhum dano a empresa ou ao consumidor da época.

 Porem hoje em tempos que discutimos os chamados crimes virtuais o papel do hacker mudou significativamente de um simples estudante de sistema a profissionais que invadem sistemas propositalmente para apontar pára as empresas possiveis erros no sistema de segurança.

  Mas os hackers não precisam necessariamente ser profissionais de TI ou de qualquer outra área, podem ser pessoas comuns que simplesmente invadem o sistema para estar estudando o funcionamento do sistema sem fazer nenhuma alteração e se quer ser notado.

 Porem os chamados criminosos não são hackers que nada mais é do que pessoas que invadem sistemas computacionais de empresas e bancos simplesmente para estudar ou mesmo para apontar a estas empresas possiveis fallhas no seu sistema de segurança.

 
 Os chamados criminosos virtuais são os crackers estes sim invadem  sistemas para usurpar financeiramente dos usuarios e de empresas em  geral.
 Geralmente um cracker usa de conhecimentos de hacker para praticas seus crimes virtuais porem este não se trata de profissional ou méro estudande de sistema como é intitulado um hacker trata-se de um criminoso que usou de algo que alguem ja fez para invadir e causar danos financeiros a empresas e pessoas em geral. 
 E fato que prejuisos são causados tanto por cracker como por hackers pois mesmo que um hacker não entre no sistem para destruir ou simplesmente somente para apontar falhas do sistema ele pode cometer erros operacionais que pode causar prejuisos a empresa embora isto seja raro pois geralmente um hacker possui altissimo conhecimento técnico e sabe como entrar sem se quer ser notado.

 O Crackers podem causar prejuisos de diversas formas tanto para empresas como para cidadãos comuns seja roubando senhas bancarias seja roubando simples senhas para vende-las no chamado mercado negro.Estes prejuisos são mais comuns pois um Craker não possui nenhum conhcimento técnico ou muito pouco ele simplesmente copia e espalha metodos de invasão desenvolvidos por  hackers.

 Mais ai vem a pergunta:
 Como é possivel previnir-se contra ataques de crackers?

 A resposta e bem complexa pois envolve:

 Ter maquinas atualizadas tanto de antivirus como do sistema operacioanal..
 Educação na operação de computadores:ou seja uma mudança de atitude principalmente de quem esta operando o sistema.
Entre outros fatores. 

Escrito por André Luis de Jesus Fonseca.
 Retirado do Site: http://www.artigonal.com/seguranca-artigos/diferencas-entre-hacker-x-cracker-1834616.html

Eliza Monteiro

4 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que havia essa diferenciação entre hackers e crackers, para mim eram todos iguais, aliáa, nem sabia que havia esse outro termo. Mas o que importa é que eles são perigosos e todos devemos estar atentos, pois, todos que utilizam a internet estão sujeitos a ataques desse tipo de gente.

    ResponderExcluir
  2. eu também não sabia que existia a diferença entre hackers e crakers. na verdade para mim so existia os hackers. todos devemos tomar cuidados principalmente quando formos pagar uma conta ou fazer compras pela internet, eles são aptos para roubar números de conta bancária, e fazer desvio de dinheiro.

    ResponderExcluir
  3. Muito boa essa conceituação e nos faz até rir daqueles mulequezinhos que ficam se vangloriando deizendo que "hackearam" o orkut de fulano, quando tudo o que fizeram foi encontrar um orkut aberto, excluir as fotos e alterar o nome: "HACKEADO POR EUZINHO XD" kkkkkk

    ótimo post meninas

    ResponderExcluir
  4. gostei dessa postagem,eu relamente não sabia que existia essa diferença é muito importante ficar atento para ambos.

    ResponderExcluir