domingo, 12 de setembro de 2010

DE OLHO NA TELA, ferramentas tecnológicas que auxiliam em sala de aula

Em vez de lápis, borracha e das canetas coloridas, o mouse e o teclado.
Quando o professor decide utilizar a tecnologia a favor da escrita realiza uma troca muito vantajosa no que diz respeito à revisão de trabalhos, tendo a seu favor uma ferramenta muito importante, para isso basta apenas um computador simples, que tenha um programa editor de texto.
Um dos primeiros ganhos que a máquina proporciona é a liberdade para trabalhar questões relacionadas ao formato da produção de acordo com o gênero, sem que para isso os alunos tenham que reescrever todo o material. Também poderá propor a revisão de um conto conhecido por todos, que tenha sido reescrito por outra turma e esteja sem paragrafação correta, apresentando falhas de pontuação ou muitos termos repetidos. Trabalhando com o micro, os alunos podem experimentar, fazendo inserções e substituições diversas vezes sem deixar as marcas do processo – rasuras – no produto final. Também lucra-se com o trabalho feito pela própria máquina, que destaca termos digitados incorretamente e trechos com problemas gramaticais, sugerindo que eles sejam alterados e, em alguns casos, fornecendo opções de mudanças.
Em primeira análise pode-se entender que esses recursos podem tornar jovens preguiçosos e escravos da tecnologia, mas vale ressaltar que o micro não é como o cérebro humano que tem a capacidade de discernir, a máquina só opera os comandos previamente informados nela, ou seja, para termos uma eficaz revisão gramatical em nossos textos realizados no computador, não se pode ignorar o mínimo de conhecimento gramatical, ortográfico e de pontuação, para não correr o risco de deixar passar algo já ultrapassado e com nova escrita, como é o caso das alterações do acordo ortográfico. Exemplo: a palavra: ambiguidade; ainda aparece o traço em vermelho no editor de texto (no caso do Word), sinalizando erro. No entanto, pela atual ortografia foi abolido o acento trema, estando por tanto correta sua grafia.
Mais algumas dicas de comando do editor de texto Word em relação à revisão:
CTRL+L: é útil para localizar termos repetidos que empobrecem o texto e devem ser substituídos.
GRIFOS VERMELHOS: indicam erros de ortografia e o revisor auxilia e aprimora o texto.
Fonte: DE OLHO NA TELA. NOVA ESCOLA, Ed. Abril, nº 227, p. 70-71, Nov.2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário